Pages

terça-feira, 8 de junho de 2010

Cambio Automático - Hidramático

O brasileiro com certeza e um povo apaixonado por carros, e se assunto é este, para quem já teve oportunidade ou tem um carro com o cambio automático, deve ter ouvido falar em hidramático, nome bastante sujetisvo mas qual a diferença afinal de contas?

Numa rápida busca encontrei alguns dados interessantes:

O Câmbio Automático pode ser de diversos tipos. Um dos tipos é o hidramático. Todo hidramático é automático, mas nem todo automático é hidramático.

Automático é todo câmbio capaz de mudar ou ajustar a marcha automaticamente. Os tipos são:

Eletromecânico, já foi muito usado principalmente na fórmula 1 e atualmente é usado no mercado de caminhões e ônibus. As marchas são trocadas por relês sempre que o motor atinge determinada rotação. É mais adequado para regimes intensos.

CVT ou câmbio variável. Não existem propriamente marchas, mas um cilindo cônico que se modifica em infinitas combinações as relações conforme o motor ganhe velocidade. A Honda é a empresa que criou e que mais utiliza esta tecnologia. No Brasil o Civic e o Fit possuem este tipo de câmbio como opcional.

Hidramático. É o mais comum e por isso mesmo muitas vezes confundido com automático. As marchas e a força de redução são transmitidos não por engrenagens, mas por pressão de líquidos, daí hidra. A maioria dos carros utiliza esta tecnologia. É o mais usado em regimes suaves .

Para quem é acostumado com o cambio manual o primeiro contato é uma sensação bem estranha com alguns movimentos em falso no cambio e embreagem… mas nada que algumas voltinhas resolva. Apesar de muitos carros de luxo terem este recurso tem gente que não abre mão de ter o controle da troca de marcha, até mesmo porque é algo que dá maior controle na direção. E você caro leitor qual sua preferência?



achei intereçante : fonte : http://www.extravase.com/blog/cambio-automatico-hidramatico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário