Aqui estão algumas dicas valiosas para sua segurança e a da sua família, especialmente se você pretende viajar.
• Pressão incorreta: Quando você roda com o pneu abaixo da pressão correta, aumenta a área de contato com o piso, gera um desgaste nas extremidades do pneu e torna a direção do veículo mais pesada, o que pode gerar uma desagregação da rodagem. Além disso, um pneu rodando em baixa pressão exige mais esforço do motor, aumentando o consumo de combustível e a poluição.• Desgaste em excesso: A baixa profundidade dos sulcos dos pneus, em dias de chuva, compromete o escoamento da água que fica entre o pneu e o piso, aumentando o risco de aquaplanagem e a perda do controle da direção do veículo. A profundidade mínima dos sulcos é de 1.6mm. Abaixo dessa medida, o pneu já é considerado “careca” e inclusive passível de autuação.
• Riscar os pneus: Na tentativa de prolongar a vida útil do pneu, muitos motoristas frisam a banda de rodagem. Esta prática, conhecida como riscar os pneus, é absolutamente condenável. Consiste no redesenho da banda de rodagem feito por borracheiros irresponsáveis, usando uma lâmina quente. Ao se retirar a parte da borracha que compõe sua estrutura, o pneu perde sua resistência, podendo até mesmo estourar em pleno movimento.
• Consertos inadequados: Quando consertam um pneu furado, muitos borracheiros utilizam o chamado “macarrão”, um filete de borracha introduzido na perfuração, dispensando a desmontagem da roda. Este deve ser um recurso provisório, substituído pelo manchão ou plug assim que possível, já que o macarrão pode permitir o vazamento da pressão. Só a remoção do pneu da roda para a aplicação do conserto permanente permite avaliar a real extensão do dano causado.
• Não fazer a manutenção da suspensão: O que adianta colocar pneus novos se a suspensão não estiver em bom estado? Uma suspensão mal calibrada provoca o desalinhamento de direção, deixando o veículo instável e inseguro. O alinhamento incorreto do veiculo acarreta o desgaste irregular ou prematuro dos pneus.
• Não efetuar o rodízio: O rodízio equaliza o desgaste e garante uma vida longa e uniforme dos pneus. Deve ser realizado a cada 8mil quilômetros, no máximo, para pneus radiais. E a cada 5mil quilômetros para pneus diagonais.
• Não alinhar e balancear as rodas: A falta de alinhamento e balanceamento pode provocar o desgaste prematuro dos pneus, deixando o veículo instável e inseguro. O alinhamento deve ocorrer quando o veículo sofrer impactos na suspensão, quando os pneus apresentarem desgastes irregulares, quando forem substituídos componentes da suspensão, quando o veículo estiver puxando para um lado, ou a cada 10mil quilômetros.
fonte :http://www.liquipneus.com.br/dicas/sete-atitudes-que-podem-prejudicar-as-condicoes-dos-pneus
Nenhum comentário:
Postar um comentário